Carros Clássicos do Brasil – Opala


topo opala

 

O mercado nacional de automóveis conta com muitos lançamentos a cada ano que se passa, mas os modelos novos não são os únicos desejados pelo consumidor. Se há algo que praticamente todo fã de carros tem em comum é a nostalgia. Mesmo com a potência e eficiência dos veículos mais novos os clássicos não perdem o charme.

 

Na primeira edição da série Carros Clássicos do Brasil o Rotatória traz um dos mais preferidos dos amantes de automóveis, o Opala. Sem dúvida, ele é um dos clássicos mais populares do país. Fabricado entre 1968 e 1992, foi lançado em várias versões e teve quase 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. Em 1963 a General Motors do Brasil ainda não tinha um modelo fabricado no país e essa ideia era tratada internamente com o nome de Projeto 676. Após anos de estudos a GM chegou a conclusão que o primeiro veículo fabricado teria a carroceria baseada no Rekord, da Opel e a mecânica do Impala.

Existem duas versões para justificar o nome Opala, uma é a junção de Opel com Impala, modelos que deram origem ao veículo. A outra justificativa é de que o nome foi inspirado em uma pedra preciosa que é incolor quando extraída do solo, mas que ganha cores múltiplas quando entra em contato com a luz. Nada melhor para representar o surgimento do primeiro carro da GM no país, né?

 

opala modelos

 

Você conhece bem o Opala? Veja o teste que o pessoal do site Racha Cuca criou um Quiz para ver quem conhece bem esse clássico. 

https://rachacuca.com.br/quiz/22114/curiosidades-do-chevrolet-opala/

Voltar