Carros Clássicos do Brasil – Ford Maverick


TOPO maverick

 

Nos anos 60 a Ford Motors se sentiu incomodada com a concorrência dos carros japoneses e europeus com seus motores econômicos e de fácil manutenção. Para tentar combater essa invasão, a montadora decidiu criar um carro capaz de unir economia, praticidade e esportividade. Surgiu então o Ford Maverick, em 1969.

O Maverick tinha um visual inspirado no Mustang e foi lançado para substituir o Falcon, que já estava ultrapassado. A Ford lançou o Maverick como o carro ideal para casais jovens, feito para passeios mais intensos e com mais emoção. Uma das principais novidades na campanha de lançamento era a quantidade de cores disponíveis, desde o preto clássico até o laranja, ou o inusitado verde-folha. O sucesso foi imediato, bateu o recorde de vendas do Mustang com meio milhão de exemplares em seu primeiro ano. Em 1971 foi lançada a versão com o motor V8 e a Ford viu crescer uma das maiores lendas já surgidas em sua linha de montagem.

Maverick no Brasil

O Ford Maverick chegou no Brasil em 1973 e diferente dos Estados Unidos, ele foi vendido por aqui como um carro que reunia esportividade e requinte. Ele foi introduzido no mercado para ocupar uma faixa posicionada entre o Corcel, veículo mais popular da marca, e o Galaxie, sedan de grande porte e repleto de inovações. Em terras brasileiras, o carro fez sucesso como jovem e ágil. Sua fama fez com que fosse um sucesso também no cinema nacional.

Aqui no Brasil o “Maveco” foi lançado nas versões Standard, Super Luxo e Gran Turismo. Em 1979 a Ford anunciou o fim do Maverick. A queda nas vendas e o surgimento do Corcel II complicaram a vida do esportivo que vendeu mais de 100 mil exemplares no Brasil. Mesmo com o curto ciclo no Brasil, o Maverick marcou uma geração e deixou saudades como um dos grandes modelos que rodaram as ruas pelo Brasil.

 

maveco

Voltar