Manutenção Preventiva: Seu bolso agradece.


manutenção preventiva

Ao optar pela preventiva, seu mecânico pode determinar junto com você, as prioridades de manutenção, ou seja, com determinada quilometragem o que realmente precisa ser substituído de imediato e o que pode esperar mais alguns milhares de quilômetros ou alguns meses. Dessa forma, os custos com a manutenção preventiva se tornam extremamente baratos a médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra inesperada e aos transtornos que a acompanham.

CUIDADOS COM O ÓLEO
Verifique o nível do óleo semanalmente.
Veja como:
Com o motor frio, preferencialmente pela manhã, antes da primeira partida e estando o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente.
O nível de óleo deve estar entre as marcas “Min” e “Max” gravadas na vareta.
Se necessário complete com o óleo recomendado pelo fabricante ou pelo óleo de mesma marca.

LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Verifique o nível da água.
Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas “Min” e “Máx” do reservatório.
Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, leve o veículo para um diagnóstico.
FILTROS

Tanque, bomba de combustível, mangueiras, filtros, carburador ou injeção eletrônica. São os componentes que fazem parte deste sistema.
Para manter o sistema de alimentação em ordem, a troca dos filtros é fundamental.
Filtro de Ar
Deve ser verificado periodicamente. Se estiver muito sujo, deve ser substituído. O filtro de ar sujo prejudica o desempenho do veículo e aumenta o consumo de combustível.
Filtro de combustível
Troque nos intervalos recomendados pelo fabricante, em média nos veículos a gasolina a cada 20.000 quilômetros e nos a álcool entre 7.000 a 10.000 quilômetros. Dessa maneira, estará preservando o sistema de alimentação contra as impurezas do combustível.
Ao contrário dos veículos com carburador onde o filtro fica bem visível no cofre do motor, nos veículos com injeção eletrônica, ele fica geralmente na parte inferior do veículo próximo ao tanque e muitas vezes sua reposição acaba sendo esquecida. Filtro entupido costuma deixar o motorista a pé!

BATERIA
As disponíveis do mercado hoje são do tipo “seladas” , ou seja , não é preciso adicionar água , o que não significa que estejam totalmente livres de manutenção.
Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida:
– Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria.
– Mande testar anualmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida: bateria; alternador e motor de partida.

AR CONDICIONADO

Outro equipamento que está se tornando indispensável nos dias de hoje é o ar condicionado.
Para mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor.
Muitos são equipados com um filtro que impede a entrada de impurezas externas e requer a troca anualmente.

 

Fonte: Plus Car Service

 

 

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