Trocar o óleo é uma atividade que parece simples mas merece uma atenção especial pois o óleo é responsável pela lubrificação e refrigeração das peças internas do motor. A falha neste sistema pode acarretar grande prejuízo, além da pane em todo o sistema.
Os lubrificantes são classificados pela viscosidade e pelo pacote de aditivos contido em sua composição, por isso é de fundamental importância seguir as recomendações do fabricante do veículo e realizar a troca ou completar o nível sempre com a orientação ou supervisão de um profissional especializado.
Feita a troca do óleo, o veículo vai gradativamente “consumindo o lubrificante” ao mesmo tempo em que vai havendo uma deterioração gradativa da viscosidade e dos aditivos contidos no mesmo. Por isso é “normal” que o nível de óleo abaixe com o uso, ao mesmo tempo que é necessário realizar a troca completa do lubrificante a cada 6 meses, independente do uso do veículo. A não observância correta do período de troca, bem como o uso de lubrificante com especificação incorreta acarretam num primeiro momento, maior atrito entre as peças, prejudicando a vida útil do motor, afetando o desempenho e acarretando maior consumo de combustível. Se essa situação não for corrigida a tempo levará à formação de BORRA que condenará de forma definitiva a lubrificação do motor, levando o mesmo a fundir.
Aqui no ROTATÓRIA temos profissionais qualificados e com longa experiência na área e por isso podemos GARANTIR que seu veículo rodará sempre com o lubrificante adequado, aumentando a vida útil do motor e COM maior economia de combustível.
MEDIR O NÍVEL DO ÓLEO
Para medir o nível corretamente, retire a vareta do motor e limpe a ponta, certificando-se de que não ficou nenhum resíduo de óleo. Coloque-a de volta no lugar e retire novamente. Fique atento aos dois marcadores na ponta do medidor, eles indicam o máximo e mínimo. Se o nível estiver entre as duas marcas, não há necessidade de completar.
Espere pelo menos 5 minutos com o motor desligado antes de medir. Isso é o tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do cárter. Se você checar antes disso, provavelmente o nível vai estar um pouco abaixo do real.
O NÍVEL ESTÁ ABAIXO DO MÍNIMO, E AGORA?
Primeiro, verifique qual a quilometragem do seu carro e quantos quilômetros ainda faltam para efetuar a troca completa. Se você fez a troca recentemente, então poderá completar com o mesmo óleo que já está no motor.
– Base: mineral, semissintético, sintético
– Viscosidade: 15w40, 5w40, 5w30, 0e40 entre outros.
Nunca misture diferentes tipos de óleo, isso pode causar sérios problemas ao seu automóvel.
Cada óleo tem uma característica diferente, isso faz com que o preço e o intervalo entre cada troca possa seja diferente . Sempre consulte o manual do seu carro para saber qual tipo de óleo lubrificante usar.
Se seu carro possui um motor de alta performance é recomendado que utilize um lubrificante sintético, pois mantém a viscosidade constante independente da temperatura, isso garante a lubrificação correta das peças.
É muito importante trocar o óleo em um local de confiança com profissionais qualificados que possam avaliar se há a necessidade de trocar os filtros. O comum é fazer a troca do filtro a cada duas trocas de lubrificante. No entanto, alguns fabricantes recomendam trocar o filtro e o lubrificante ao mesmo tempo para evitar mistura do novo com o residual que sobrou.
5 SINAIS COMUNS PARA SABER SE É PRECISO TROCAR O ÓLEO
A falha no sistema de lubrificação pode ser notada pelo superaquecimento, perda de potência, ruídos, falhas na partida e aumento do consumo.
Fique atento se isso ocorre em seu carro: