Você conhece o básico sobre troca de óleo?


Trocar o óleo é uma atividade que parece simples mas merece uma atenção especial pois o óleo é responsável pela lubrificação e refrigeração das peças internas do motor. A falha neste sistema pode acarretar grande prejuízo, além da pane em todo o sistema.

Os lubrificantes são classificados pela viscosidade e pelo pacote de aditivos contido em sua composição, por isso é de fundamental importância seguir as recomendações do fabricante do veículo e realizar a troca ou completar o nível sempre com a orientação ou supervisão de um profissional especializado.

Feita a troca do óleo, o veículo vai gradativamente “consumindo o lubrificante” ao mesmo tempo em que vai havendo uma deterioração gradativa da viscosidade e dos aditivos contidos no mesmo. Por isso é “normal” que o nível de óleo abaixe com o uso, ao mesmo tempo que é necessário realizar a troca completa do lubrificante a cada 6 meses, independente do uso do veículo. A não observância correta do período de troca, bem como o uso de lubrificante com especificação incorreta acarretam num primeiro momento, maior atrito entre as peças, prejudicando a vida útil do motor, afetando o desempenho e acarretando maior consumo de combustível. Se essa situação não for corrigida a tempo levará à formação de BORRA que condenará de forma definitiva a lubrificação do motor, levando o mesmo a fundir.

Aqui no ROTATÓRIA temos profissionais qualificados e com longa experiência na área e por isso podemos GARANTIR que seu veículo rodará sempre com o lubrificante adequado, aumentando a vida útil do motor e COM maior economia de combustível.

 

MEDIR O NÍVEL DO ÓLEO

Para medir o nível corretamente, retire a vareta do motor e limpe a ponta, certificando-se de que não ficou nenhum resíduo de óleo. Coloque-a de volta no lugar e retire novamente. Fique atento aos dois marcadores na ponta do medidor, eles indicam o máximo e mínimo. Se o nível estiver entre as duas marcas, não há necessidade de completar.

Espere pelo menos 5 minutos com o motor desligado antes de medir. Isso é o tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do cárter. Se você checar antes disso, provavelmente o nível vai estar um pouco abaixo do real.

 

O NÍVEL ESTÁ ABAIXO DO MÍNIMO, E AGORA?

Primeiro, verifique qual a quilometragem do seu carro e quantos quilômetros ainda faltam para efetuar a troca completa. Se você fez a troca recentemente, então poderá completar com o mesmo óleo que já está no motor.

– Base: mineral, semissintético, sintético

– Viscosidade: 15w40, 5w40, 5w30, 0e40 entre outros.

 

Nunca misture diferentes tipos de óleo, isso pode causar sérios problemas ao seu automóvel.

Cada óleo tem uma característica diferente, isso faz com que o preço e o intervalo entre cada troca possa seja diferente . Sempre consulte o manual do seu carro para saber qual tipo de óleo lubrificante usar.

Se seu carro possui um motor de alta performance é recomendado que utilize um lubrificante sintético, pois mantém a viscosidade constante independente da temperatura, isso garante a lubrificação correta das peças.

É muito importante trocar o óleo em um local de confiança com profissionais qualificados que possam avaliar se há a necessidade de trocar os filtros. O comum  é fazer a troca do filtro a cada duas trocas de lubrificante. No entanto, alguns fabricantes recomendam trocar o filtro e o lubrificante ao mesmo tempo para evitar mistura do novo com o residual que sobrou.

 

5 SINAIS COMUNS PARA SABER SE É PRECISO TROCAR O ÓLEO

A falha no sistema de lubrificação pode ser notada pelo superaquecimento, perda de potência, ruídos, falhas na partida e aumento do consumo.

Fique atento se isso ocorre em seu carro:

 

  1. Nível baixo de óleo: Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em operação no motor por muito tempo, sendo necessária a troca.
  2. Óleo sujo, com uma cor escura: O óleo, com o passar do tempo, vai degradando e sua coloração se altera, ficando mais escura; quando novo, a coloração é clara, cor de mel.
  3. Quilometragem: Quanto maior a quilometragem, maior a degradação do óleo e o consequente desgaste do motor, por isso a exigência da troca por quilometragem.
  4. Luz indicativa do óleo: Esta ficará acesa quando o nível estiver baixo ou houver sujeira no óleo.
  5. Luz de checagem de motor: Níveis de óleo baixos ou saturados acendem a luz de verificação do motor, pois afetam diretamente o desempenho do motor.
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